Pesquisar este blog

04/09/2013

PROFISSAO : DJ


No decorrer dos últimos anos a palavra “DJ” virou moda por todos os cantos do mundo!
O nosso trabalho ficou tão competitivo que agora temos que tomar cuidado até com aqueles que nos pede para bater uma foto usando o nosso headphone na frente dos CDJ’s & Mixer, porque no dia seguinte, ele ou ela… estão se lançando no Facebook e outros meios de midia como “DJ Fulano ou DJ Ciclano” e isso meus queridos eu venho presenciando a muito tempo. (uma piada)

Eu não estou aqui para criticar ninguém ou até mesmo cortar o barato de quem quer ser feliz por uma noite… eu apenas fico triste quando vejo uma pessoa que leva anos para melhorar e aperfeiçoar suas técnicas, passa noites e noites acordado procurando musicas, gasta até o que não tem disponível para comprar aquele equipamento novo que fará uma diferença na sua apresentação… e simplesmente aparece do nada, ele/a… o DJ Batman! (Igual magica de desenho animado) e de um dia para o outro o cara, ou a mina é a nova sensação das noites nas maiores e melhores casas do mercado enquanto o “verdadeiro” foi deixado de lado pelo simples fato de que as pessoa hoje em dia já acostumaram a escutar musica (ou a mesma batida a noite inteira) toda vez que frequenta um club em vez de ver o DJ se apresentar, fazer diferente ou simplesmente interagir com o publico no microfone!
Ahhh… vocês não esperavam por essa, mas eu vou falar a verdade…
Quantas vezes você como DJ já entrou em uma casa que naquela noite você era simplesmente mais um no publico, ouviu o Set do cara que estava tocando, não ouviu ele abrir o canal do microfone para falar um “oi” muito menos se “apresentar” para o publico ou até mesmo  (gostaria de agradecer pela presença de todos aqui nessa noite maravilhosa)?
Agora eu pergunto a você… e você, o que você faz nas noites onde você toca? Faz o mesmo que a maioria? Faz a troca de DJ’s (que muitas vezes é um desastre na hora da transição), simplesmente toca seu Set, acaba e quer receber seu dinheiro e depois da uma volta ao redor da pista como se você foce o rei das batidas?
Ou você é o tipo de DJ que conversa com as pessoas antes de começar o seu Set, sorri para todo mundo invés de ficar ali com cara de serio olhando para os CDJ’s como se estivesse trabalhando em um projeto cientifico?
Pensa comigo… o publico não que saber se vc usa CDJ 1000 ou 2000… se você usa controladora ou turntable. O que eles querem na verdade e usufruir ao máximo do tempo que eles tem para se divertir (e como a maioria pagou para entrar) você meu amigo DJ, tem mais que a obrigação de fazer com que o publico saia da casa satisfeito! Lembrando, claro… que é impossível agradar a todos!
Agora, o outro lado da moeda: Se o publico não quer nem saber o que você esta usando para tocar e você não faz nada para agitar ou diferente da maioria dos DJ’s… o que você acha que o publico prefere: Ver você tocando ou um artista tocando 3s musicas, abrindo o microfone e agitando a galera fazendo as gatinhas babar (como ele e lindo)? Ninguém fala sobre isso!
É muito simples colocar culpa na midia e ficar chamando todo mundo de “DJ Fake”, mas o que nos devemos fazer de verdade é parar e se auto analisar (principalmente os DJ’s mais antigos no ramo).
O que você fez para melhorar sua apresentação nos últimos anos? Você ainda continua simplesmente trocando de musica entre A e B dizendo que ainda e DJ de verdade porque toca nos “pratos” enquanto o garoto de 14 anos (cheio de energia) cria seu próprios Loops, efeitos etc… ou você também esta acompanhando o mercado e fazendo diferente?
A PROFISSAO DJ “NUNCA” ESTARA EM RISCO ENQUANTO O DJ CRIATIVO EXISTIR!
O que vocês “DJ’s de Verdade” precisam realmente fazer… é parar de chamar os outros de DJ Fake, (Porque é mais fácil apontar o dedo e culpar o próximo do que aceitar que na verdade nos mesmos é que precisamos fazer uma mudança) parar de concentrar sua atenção no que a midia fala… e passar ou gastar mais o seu tempo procurando melhorar o seu repertório e a sua “apresentação” para que assim não só o publico mas até a própria midia veja a verdadeira diferença entre o “fake e o verdadeiro DJ”! Porque ficar colocando comentário e xingando em matéria de Facebook não faz diferença nenhuma no que esta realmente acontecendo no nosso mundo. Acorda DJ!
Vou deixar aqui uma pergunta para todos?
Você se apresenta? Ou você toca?
Um grande abraco a todos!
Remember… Music is Life!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...